Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A Pequena Reikiana

Um blog de uma reikiana em constante aprendizagem...

A Pequena Reikiana

Um blog de uma reikiana em constante aprendizagem...

Os incensos

incense-stick-405899_960_720.jpg

 

Seja para harmonizar o ambiente ou apenas deixar aquele cheirinho agradável, muitos de nós usamos incensos nas nossas casas ou nos espaços onde trabalhamos. Mas será que sabe que cada incenso tem as suas próprias propriedades?

 

Incenso, do latim "incendere", significa literalmente queimar, sendo que se pressupõe que os egípcios tenham sido o primeiro povo a usar o incenso associado, sempre, a rituais sagrados. Compostos por ervas, resinas e óleos essenciais, os incensos são utilizados em várias culturas estando, atualmente, bastante ligados às terapias holísticas e limpezas energéticas.

 

Isto porque ao acender um incenso, liberta-se uma vibração, atuando no campo energético do espaço onde é colocado. No fundo, os incensos, mais do que deixar o ambiente com um cheiro agradável, "limpa" e harmoniza o ambiente, bem como a pessoa que nele se encontra.

 

Neste artigo, separei alguns dos meus incensos preferidos e alguns dos mais comuns, mas existem imensos, para todos os gostos e ocasiões.

 

 

Os Incensos e as suas propriedades:

 

Alecrim - afasta a depressão, purifica o ambiente e elimina energias e pensamentos negativos.

 

Alfazema - efeito calmante, tranquilizante.

 

Arruda - confere proteção espiritual, tendo um forte poder de purificação do ambiente e afastando a inveja e o mau olhado. É muito utilizado para a eliminação de energias negativas.

 

Anis estrelado - ajuda a atrair sorte, especialmente a nível financeiro.

 

Cânfora - aumenta a realização profissional e afasta as energias negativas.

 

Cedro - aumenta a força física e atrai o sucesso financeiro. Indicado também para purificar ambientes, especialmente locais de negócios.

 

Citronela - purifica o ambiente, ajudando a repelir mosquitos também.

 

Erva Doce - eficaz conta o "mau olhado" e a inveja.

 

Eucalipto - renova as energias, promovendo uma limpeza energética. Ajuda ainda na concentração.

 

Jasmim - ajuda a atrair a sorte e proteção espiritual. Bom para harmonizar ambientes.

 

Lavanda - forte poder tranquilizador, sendo ideal para relaxar ou dormir. Ajuda na ansiedade e a harmonizar pessoas e ambientes.

 

Mirra - estimula a intuição e a espiritualidade.

 

Sândalo - ajuda no desenvolvimento e expansão da intuição e espiritualidade.

 

 

 

Alguns conselhos

Não há nenhuma regra para acender os incensos, mas, costuma-se dizer que o incenso representa "o sopro divino" pelo que muitas pessoas pedem algo ao acender um incenso em específico. Há também o costume de acender com a mão esquerda, a mão do coração, mas, a meu ver, o que importa é mesmo a intenção com que se faz e não como se faz.

 

Convém lembrar que o uso abusivo de incensos é prejudicial à saúde, principalmente em ambientes que não sejam arejados ou quando se utiliza incensos com produtos químicos. Apesar de serem mais caros, eu prefiro sempre os naturais. Fica o conselho.