Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A Pequena Reikiana

Um blog de uma reikiana em constante aprendizagem...

A Pequena Reikiana

Um blog de uma reikiana em constante aprendizagem...

Os benefícios do Reiki no tratamento de cancro

cancro-da-mama.jpg

 

No "mês rosa", mês internacional da prevenção do cancro da mama, considero importante salientar os benefícios do Reiki na ajuda ao tratamento do cancro não só da mama, mas de qualquer tipo. 

 

Antes de mais, é importante referir, e voltar a referir quantas vezes forem necessárias, que o Reiki por si só não cura o cancro. Há casos documentados em que tal associação foi feita mas até agora nada foi cientificamente comprovado pelo que não é, de todo, aconselhável ninguém afirmar que se curou de um cancro apenas com sessões de Reiki.

 

Contudo, está sim comprovado que o Reiki é bastante benéfico para ajudar nos sintomas que as pessoas com este tipo de doença sofrem, quer os provocados pela quimioterapia ou radioterapia, quer os provocados por momentos mais depressivos, consequência do próprio tratamento.

 

Alguns estudos apontam mesmo que a aplicação de Reiki a pacientes com cancro ajuda não só a minimizar os sintomas mas também melhora significativamente a sua qualidade de vida. Por exemplo, pesquisas realizadas no Hartford Hospital, no Connecticut, nos EUA, demonstraram que o Reiki melhorou em 86% o padrão de sono de alguns pacientes e que reduziu os níveis de dor e náusea na ordem dos 80 por cento.

 

Já outro estudo, realizado pela Universidade de Huddersfield, em Inglaterra, concluiu que o Reiki pode realmente melhorar a qualidade de vida dos doentes com cancro, reduzindo os níveis de ansiedade, depressão e fadiga, bem como libertação do sofrimento emocional e uma melhor relação com a doença.

 

De facto, um pouco por todo o mundo, vários hospitais analisam estes estudos e começam a adoptar esta terapêutica para complementar o tratamento de cancro em pacientes de todas as idades.

 

Em Portugal, o Hospital São João, no Porto, há alguns anos que aceitou esta terapia como um complemento no tratamento e outras instituições estão a seguir os mesmos passos, como é o caso da Liga Portuguesa Contra o Cancro ou da Associação de Luta Contra o Cancro do Intestino – Europacolon Portugal, que também já passou a fornecer aos seus associados a possibilidade de terem sessões de Reiki.

 

Aqui fica um resumo de alguns benefícios do Reiki em pacientes com cancro:

  • Alívio das dores;
  • Alívio das náuseas e mal-estar, efeitos secundários da quimioterapia;
  • Diminuição da ansiedade e depressão;
  • Redução de problemas de sono;
  • Melhoria da qualidade de vida.

 

Deixo também aqui um link com um testemunho de uma paciente oncológica que encontrou no Reiki uma forma de vencer a luta desigual contra esta doença.