Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Pequena Reikiana

Um blog de uma reikiana em constante aprendizagem...

A Pequena Reikiana

Um blog de uma reikiana em constante aprendizagem...

O Reiki nos idosos

Outubro 16, 2017

old-man-1208210_960_720.jpg

 

Vários estudos apontam para os mesmos resultados. O Reiki é, de facto, benéfico na terceira idade. Talvez esta seja, até, a faixa etária que mais necessita de cuidados adicionais.

 

Alguns estudos afirmam mesmo que esta prática terapêutica "melhora de forma significativa as queixas de dor crónica, além de contribuir para o equilíbrio das necessidades físicas, mentais, emocionais e espirituais dos idosos".

 

Aliás, vários lares, centros de dia e mesmo a Cruz Vermelha já adoptaram o reiki como um complemento para as atividades semanais dos idosos, comprovando que, cada vez mais, esta prática abrange várias franjas da população.

 

Se observarmos os benefícios do Reiki, vemos que muitos deles se enquadram nos principais sintomas que afetam os idosos: dificuldade de mobilidade, doenças repentinas, ansiedade, distúrbios de sono ou depressão. O facto de muitos idosos ainda viverem sozinhos ou aos cuidados de terceiros, longe da família, acaba, muitas vezes, por potenciar alguns destes problemas.

 

O Reiki é uma das terapias complementares que pode ajudar nestes casos. Por exemplo, as pessoas com idade mais avançada têm maiores probabilidades de sofrerem de doenças crónicas, a principal talvez seja a artrite, e o Reiki pode ser realmente benéfico para aliviar a dor nas articulações.

 

Da mesma forma, alguns idosos passam longos períodos internados ou acamados, o que não só os fragiliza fisicamente como também mentalmente. Também nesta situação, o Reiki pode ser benéfico, ao aliviar dores físicas ou preparar para uma cirurgia, ou ajudar a recuperar de uma.

 

É um tema difícil de abordar, por tudo o que acarreta, mas até para preparar um idoso para a sua altura de deixar este mundo, o reiki pode ser benéfico, ao acalmar, suavizar ou até proporcionar uma passagem mais tranquila.

 

 

Mas como se pode aplicar Reiki a idosos?

Da mesma forma que a qualquer outra pessoa. Embora com um adulto seja mais fácil, por causa da mobilidade, não há qualquer impedimento para que um idoso não receba um tratamento de Reiki.

 

Subir para uma marquesa pode ser difícil para alguém que tem limitações de locomução. E muitos idosos não pensam, sequer, nesta terapia por isso mesmo. Mas tal facto não impede que se realize uma sessão de Reiki na mesma. Nesses casos, o tratamento pode, e deve, ser feito numa cadeira, com os mesmos efeitos (algumas vezes até potencializados).

 

Caso a pessoa esteja acamada, o Reiki pode ser feito na sua própria residência, ou à distância, com o consentimento do próprio ou de familiares, sempre.

1 comentário

Comentar post

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Parceiros

Emprego em Portugal

Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D