Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A Pequena Reikiana

Um blog de uma reikiana em constante aprendizagem...

A Pequena Reikiana

Um blog de uma reikiana em constante aprendizagem...

O que são os chakras?

Novembro 02, 2017

Chakras 7 ceu sol.jpg

 

Seja no Reiki como noutras terapias complementares, os chakras são cada vez mais falados. Mas será que todos sabem o que são os chakras?

 

De uma forma resumida, a palavra chakra vem do sânscrito e significa "roda", "disco" ou "vórtice". Ou seja, são centros ou pontos de energia ligados entre si por um canal que percorre todo o corpo, denominado de Nadi. Os Vedas (5.000 a.C.) contêm os mais antigos registros sobre chakras de que se tem notícia, embora o termo tenha ganhado notoriedade nos últimos anos devido às várias medicinas e terapias complementares.

 

Apesar de termos milhares de chakras espalhados pelo corpo, são sete os principais, já que estão diretamente ligados a sete principais glândulas. Cada um destes chakras tem a sua função física, emocional ou espiritual pelo que é importante mantê-los sempre em "funcionamento".

 

Contudo, nem sempre isso acontece. Num corpo saudável e equilibrado estes vórtices ou rodas, denominados de chakras, giram a grande velocidade, deixando a energia fluir para os restantes pontos essenciais. Mas quando existe um deles abranda o fluxo de energia reduz, provocando bloqueios que depois passam para o corpo físico.

 

Parece complexo mas, na verdade é bastante simples. Se tivermos pensamentos negativos, isso irá gerar energia negativa, que será levada de um chakra para os restantes, criando não só desequilíbrio como até doenças em alguns casos. O mesmo se passa com a má alimentação, que pode provocar bloqueios na energia, dando origem a problemas físícos em órgãos específicos.

 

 

Vejamos então quais são os principais chakras:

  • Chakra da Base ou Raíz: diretamente ligado à terra, este chakra encontra-se na base da coluna vertebral e é fundamental para o nosso corpo físico. Se estiver equilibrado, a pessoa sente-se bem, otimista e com bastante vitalidade. Caso este chakra tenha energia a mais ou esteja bloqueado,a pessoa pode apresentar sintomas de egoísmo, irritação ou agressividade.
  • Chakra do Umbigo: situado na região do útero, um pouco abaixo do umbigo, este chakra está relacionado com o karma, sentimentos antigos e família. Se equilibrado, a pessoa encontra-se mais amigável, aberta e criativa, mas em caso de falta de energia ou bloqueio pode causar problemas emocionais, excessos ou doenças físicas.
  • Chakra do Plexo Solar: localizado na base da caixa torácica, este chakra está ligado ao nosso autocontrolo, humor e emoções. Por isso, se estiver a funcionar corretamente, a pessoa irá sentir-se mais realizada nos seus objetivos, enquanto se estiver fraco ou bloqueado, aparecerão medos e inseguranças.
  • Chakra do Coração: mesmo no centro do peito, este chakra liga os anteriores aos restantes, sendo o ponto onde todos convergem. Ao estar equilibrado, a pessoa sente uma grande paz interior e vontade de ajudar o próximo. Se houver algum desequilíbrio, a pessoa estará constantemente com mudanças de humor podendo mesmo ter problemas de coração.
  • Chakra da Garganta ou Laríngeo: situado precisamente na garganta, este chakra está diretamente ligado à comunicação e à expressão. Em caso de equilíbrio, potencia a livre comunicação e ajuda na meditação, enquanto se estiver desequilibrado pode levar a problemas físicos, cansaço ou depressão.
  • Chakra do Terceiro Olho: talvez o mais falado, este chakra encontra-se no meio da testa e é considerado como o centro da intuição ou do sexto sentido. Desta forma, se equilibrado, potencia a intuição, a sabedoria, a imaginação e concentração. Se estiver com energia a mais ou bloqueado pode causar medos, problemas de visão, dores de cabeça ou ataques de pânico.
  • Chakra da Coroa: localizado no topo da cabeça, este chakra afeta o corpo espiritual e ajuda-nos a ter uma maior orientação. Se estiver equilibrado, a pessoa sente-se confiante nas suas decisões, mas quando encontra algum bloqueio a pessoa sente-se desorientada, confusa e sem rumo, ficando muitas vezes ansiosa por isso.

 

 

chakras.jpg

 

 

 

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Parceiros

Emprego em Portugal

Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D