Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Pequena Reikiana

Um blog de uma reikiana em constante aprendizagem...

A Pequena Reikiana

Um blog de uma reikiana em constante aprendizagem...

O dinheiro e o Reiki

wallet-2125548_960_720.jpg

 

Como terapia complementar, sem um curso regulamentado ainda, o Reiki ainda é visto com alguma desconfiança e nem toda a gente entende o porquê de uma sessão ter de ser paga.

 

Talvez isto aconteça porque existem locais onde há voluntários a fazer sessões de Reiki. E acho muito bem, mas tem de se ver as circunstâncias. Há casos em que os terapeutas não levam dinheiro, seja em iniciativas de solidariedade, de voluntariado ou apenas porque assim o entendem. É uma decisão de cada um.

 

Contudo, quando um terapeuta se dispõe a aprender algo isso tem custos. E os cursos de Reiki não são baratos. Além disso, a partir do momento que passam a ajudar o próximo, têm de ter as condições necessárias para tal, seja em casa ou num espaço alugado. Tudo isso acarreta custos e tempo, como é lógico.

 

Dessa forma, vejo o pagamento no Reiki como em qualquer outro serviço prestado. Se vamos ao médico, pagamos. Se vamos ao café, pagamos. Se vamos ao ginásio, pagamos. Se temos uma sessão de Reiki, pagamos. Simples assim.

 

Os preços podem variar de facto, e há sítios que "abusam", mas também não sabemos os custos que cada um tem para poder fazer o seu trabalho. E tudo isso tem de ser considerado, a meu ver. Eu própria, caso pudesse, teria um preço mais baixo, mas os custos que tenho não me permitem isso... daí, se calhar, entender melhor alguns preços praticados, embora também considere que há um limite aceitável.

 

O problema, parece-me, é que o Reiki ainda é visto de uma forma errada. Na acunpultura, por exemplo, que já tem outros requisitos e está mais difundida, não vejo ninguém a questionar o porquê de se cobrar dinheiro pelo trabalho prestado. Mas no Reiki é diferente. Porquê?

 

Qual a diferença? Não são ambas terapias complementares? Não são ambas serviços prestados? É algo que ainda me confude...

 

Parece que os portugueses ainda acham que Reiki é como as famosas "bruxas" a quem se vai e se dá o que se quer, e elas dizem o que querem. Nada contra! Mas quero apenas com isto mostrar que não é a mesma coisa.

 

Os terapeutas de Reiki estudaram, e estudam constantemente - pelo menos assim espero - para poder prestar um serviço. E nada mais natural que esse serviço seja pago. Eu própria o paguei antes de me iniciar e não coloquei nenhuma questão relativamente a isso.

 

Mas agora, que estou no meio, deparo-me com situações e comentários que me deixam perplexa. Espero, sinceramente, que a mentalidade portuguesa mude rapidamente.

 

1 comentário

Comentar post