Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Pequena Reikiana

Um blog de uma reikiana em constante aprendizagem...

A Pequena Reikiana

Um blog de uma reikiana em constante aprendizagem...

Alguns truques para combater a ansiedade

Agosto 05, 2018

girl-2395402_960_720.jpg

 

No outro dia, após escrever o texto sobre a falta que a Natureza nos faz e dar alguns exemplos sobre como me acalmava o contacto com a Natureza, lembrei-me de partilhar alguns dos outros truques que fui aprendendo ao longo do tempo para combater e controlar as crises de ansiedade.

 

Como, infelizmente, sei que muita gente sofre do mesmo mal, aqui ficam algumas sugestões que espero que vos ajudem como me ajudam a mim.

 

Além de abraçar ou simplesmente colocar uma mão, ou as duas, numa árvore, também o mar e o contacto com o mar ajudam a controlar as crises de ansiedade. Nesta altura de calor e de férias para muitos, nada melhor que o contacto com o mar, nem que seja apenas ficar a observar as ondas por um bocadinho ou, se possível, ir mesmo junto ao mar e molhar os pés.

 

A mim, colocar água no peito e ficar "de molho" ali à beira-mar é das melhores coisas para me acalmar, seja em crises de ansiedade seja mesmo por qualquer motivo que me irritou. Nada me acalma tão rapidamente quanto o mar. Mas claro que cada um tem as suas preferências...

 

Também a meditação ajuda, claro. Aliás, esta é, talvez, a forma mais usada para tratar crises de ansiedade, e quem as tem, sabe bem o quanto ajuda. Uma pequena meditação, de 15 minutos, por exemplo, é, muitas vezes, suficiente para acalmar a mente e passar aquela ansiedade que parece que nos vai tirar o folêgo.

 

Mas nem sempre isso é possível. Se estamos num espaço público, por exemplo, como um restaurante, uma festa, etc, é difícil de sair e procurar uma árvore ou ir até ao mar, quanto mais meditar. Por isso, uma das técnicas que utilizo, e que comigo descobri que funciona muito bem, é colocar a mão direita ou esquerda (depende muito de cada um, na verdade) sobre o peito, na zona do chakra do coração.

 

Esta técnica não me foi ensinada, não costumo utilizar com símbolos de Reiki (embora não os descarte, claro), mas foi algo intuitivo que fiz a primeira vez sem me aperceber e que reparei que funcionou. E admito que, ainda hoje, apesar de as crises serem muito menos frequentes, por vezes, há momentos em que começo a sentir alguns sintomas e já nem penso. A primeira coisa que faço é automaticamente colocar a mão sobre o chakra do coração e passados uns segundos começo a ficar logo melhor.

 

Acredito que esta simples técnica, que podemos usar em qualquer sítio e sem que ninguém dê por nada, pode ser bastante útil para todos aqueles que sofrem do mesmo mal que eu. Claro que este gesto pode e deve ser acompanhado de uma respiração lenta e controlada, e, sempre que possível, aliada a sessões de reiki para tratar dos reais problemas que estão por detrás das crises de ansiedade.

 

1 comentário

Comentar post

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Parceiros

Emprego em Portugal

Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D